Certa vez recebi a incumbência de escrever sobre a “Amizade”. Qualquer coisa sobre as “Velhas” e as “Novas” amizades. O engraçado é que o pedido não partiu dos muitos amigos e amigas que tenho, desde a infância. Não partiu também da minha melhor amiga da época de faculdade, por exemplo. A idéia foi dada por uma pessoa, que no sentido figurado, representa a essência de uma “nova amizade”, porém, com pilares tão reforçados quanto minhas amizades de 3 décadas.
Eu sou realmente privilegiado em poder contar com relacionamentos que remontam desde meus primeiros anos de vida, que ao longo do tempo foram se aperfeiçoando e se fortalecendo. Ao mesmo passo em que eu envelhecia, conquistava novos amigos, e também perdia outros, mas minha balança sempre foi positiva.
O que mais me intriga é tentar compreender o fator determinante para que pessoas as quais eu nunca havia encontrado, simplesmente surjam em minha vida e conquistem um canto tão especial em meu coração, o qual somente aqueles com muitos anos de convivência conseguiram alcançar.
É uma afinidade pura, ladeada por um carinho que supera a falta da longa convivência, que em geral é o fator crucial para o fortalecimento das grandes amizades. É instigante como brota um amor inexplicável e incondicional por uma pessoa recém-conhecida e que goza de todas as prerrogativas dos amigos de “longas datas”.
Não tenho certeza o que determina estas afinidades. Não tenho certeza o que faz disparar o gatilho da afeição pura e simples. O que posso afirmar é que a manutenção destes relacionamentos segue a mesma trilha das amizades estruturadas ao longo do tempo, baseadas nos preceitos de Respeito, Admiração, Proteção, Companheirismo, Confiança.
Tenho a convicção que o maior legado que possuo são meus amigos. São eles a minha maior riqueza. Cada um com a sua particularidade. Cada um com a sua dose de doação e de ensinamento. E que ao final, me tornam uma pessoa muito melhor e extremamente feliz. São vocês que me fazem ter certeza que não existem “Velhas” e “Novas” amizades. São vocês que me fazem ter certeza que o amigo verdadeiro é o verdadeiro amigo e que se renova diariamente, dia após dia, independente do Tempo. E posso garantir: cada amizade é no mínimo uma viagem.