analytics

30 de janeiro de 2006

Outro Mundo

Uma nova cultura. Uma nova referência. Novos relacionamentos. São sempre desafios.
Cada novo mundo implica numa série de mudanças. É um processo de aculturamento.
Eu costumo ouvir pessoas que reclamam de um determinado lugar, seja sobre seu povo, sua cultura, sua forma de falar ou tudo isso junto. Eu acho lamentável. É obvio que algumas cidades ou comportamentos nos agradam mais ou menos. Mas viajar, conviver com outras culturas exige tolerância. Em renúncia de valores. Eu costumo dizer que não se pode comparar o lugar que eu me encontro com a minha cidade natal. Primeiro que nesta comparação envolve necessariamente sentimentos. E ai a análise já sofre bastante parcialidade. Segundo que efetivamente não acredito que se possa comparar uma cultura com outra. Por mais parecida de que seja.O mais gostoso de conhecer novas culturas é exatamente a descoberta do novo. Novas formas de ver uma realidade inexistente. Manter-se aberto e absorver o máximo de informações. Sem pré-conceitos e principalmente pós-conceitos, mas (mais) essencialmente respeito! Cada cultura tem a sua peculiaridade. Se eu gosto ou não é um detalhe puramente pessoal. Eu sinto que esta abertura ao novo me torna mais rico em conhecimento, mais compreensível. Não entendo como as pessoas podem se fechar a isto. Bom, não me cabe fazer juízo de valor. O que posso dizer com certeza é que viajar é mudança. Viajar é crescer. É descobrir outro mundo. E isto é no mínimo uma viagem.

3 comentários:

Millacri disse...

Sabe o que percebi? Que noi seu profile Brasília veio antes de Recife... será que houve alguma intenção nessa ordem? Será?
Beijocas

Flavia Carvalho disse...

Adauto, realmente TU és uma viagem... Que sejam sempre as tuas "mudanças" objetos de amadurecimento interior. Admiro muito tua audácia nessas tantas viagens que tens feito ao longo da vida... beijo grande

Millacri disse...

Olá!
Por onde andas viajando que não tens visitado esse cantinho.
Hoje vai viajar com Bono que sei..
mas volte... ta fazendo muita falta!
Beijocas